As redes sociais possuem uma grande variedade de usuários, dos mais jovens aos mais velhos. Apesar de algumas redes serem voltada para maiores de idade, não é raro encontrar perfis de pessoas mais jovens do que a idade mínima permitida.

O mesmo acontece com as pessoas da terceira idade, que cada vez mais estão participando ativamente dessas plataformas.

Isso é muito vantajoso para as marcas, pois enquanto os “millennials” recebem muita atenção, o público sênior cresce constantemente.

Além do mais, esse público mais velho têm se tornado muito importantes para o mercado nos seus mais variados setores, afinal, são pessoas mais estabilizadas e que possuem um bom poder de consumo.

Para se ter uma ideia, só no Brasil, essas pessoas correspondem a cerca de 11% da renda do país. E nos próximos anos, a tendência é aumentar por conta do envelhecimento da população.

Esse público é bastante voltado para o mercado de alimentos e bebidas, mas a tendência é que passem a consumir outros tipos de produtos e serviços, como tecnologia e turismo.

Em vista de sua tamanha importância, neste artigo, vamos definir o que é público sênior e como eles são relevantes para as estratégias das empresas.

 

O que é público sênior?

Público sênior são pessoas que possuem mais de 60 anos. Estes consumidores têm recebido mais atenção por parte de grandes marcas, pois a estimativa de vida cada vez mais longa, tem levado essas pessoas a consumirem por mais tempo.

Além disso, eles possuem uma vida financeira estável e um poder aquisitivo acima dos millennials, termo atribuído às pessoas que nasceram a partir da década de 1980, e que são foco da maioria das empresas.

Pelo fato de a população brasileira estar envelhecendo, estima-se que em 20 anos, quase 40% dos brasileiros sejam idosos.

Atualmente, praticamente todas essas pessoas são responsáveis pelo controle financeiro e pela aquisição de produtos e serviços.

Por isso, se eles precisam contratar empresas de manutenção industrial ou qualquer outro serviço, a decisão é da própria pessoa.  Entretanto, os estabelecimentos que mais lucram com eles são:

  • Supermercados;
  • Farmácias;
  • Hortifrutis;
  • Feiras livres.

Mesmo assim, em vista dos outros consumidores, eles possuem características muito parecidas, tais como:

 

1 – Mesma percepção

O público sênior desaprova as mesmas experiências em lojas físicas, como locais lotados, filas e atendimento ruim, por exemplo. Também evitam locais com escadas e que não apresentam espaço para descanso.

 

2 – São consumidores digitais

Assim como acontece com pessoas de outras idades, o consumidor sênior também adquire produtos pela internet. Portanto, não devem ser considerados analfabetos digitais.

Eles sabem que, pela internet, podem adquirir produtos direto de uma fábrica de esquadrias de alumínio e ou de uma loja de produtos naturais.

Em vista disso, é necessário que as empresas criem conteúdos diretamente voltados para as pessoas com mais de 60 anos.

 

Relevância do público idoso

Assim como nas estratégias comuns do marketing digital, focado em criar conteúdos para o público-alvo, é importante fazer isso para os consumidores com mais de 60 anos.

Isso porque, até 2050, a previsão é de que existam cerca de 2 bilhões de pessoas idosas em todo o mundo. Portanto, são pessoas que, além de possuírem capacidade econômica superior, são boa parte da fatia demográfica.

Portanto, para uma empresa de içamento e diversas outras, possuem renda e capacidade de compra superior, caracterizando um público muito relevante para o marketing.

Além disso, eles estão aderindo cada vez mais as redes sociais, pesquisando sobre o que desejam adquirir na internet e optando pelas compras on-line.

Para eles, a internet representa uma maneira de se empoderar, de manter-se ativo e estar conectado com o mundo. Eles gostam de se comunicar com a família e de descobrir boas promoções.

Por possuírem uma renda considerável, trata-se de uma população cada vez mais ativa no mercado. 

Por isso, é extremamente importante que as marcas invistam em ações de marketing voltadas ao público sênior.

 

Como criar conteúdos para idosos?

Em vista de toda a relevância que essas pessoas têm para o marketing, é necessário criar conteúdos que ajudem a impulsionar as vendas. E dentre as principais estratégias estão:

 

1 – Comunicar-se com a persona

Os idosos possuem alguns interesses em comum, que se tornaram mais importantes com a idade. 

São pessoas interessadas em saúde, bem-estar e família, no entanto, alguns de seus hobbies e preferências pessoais podem ser mantidos.

Por exemplo, uma pessoa que gostou a vida inteira de construções não vai deixar de gostar apenas porque envelheceu. Pelo contrário, agora ela dispõe de mais tempo para se dedicar a isso.

Por isso, podem se interessar pela construção de um imóvel e precisar, por exemplo, de uma consultoria ambiental sp para fazer isso.

Para atrair a atenção deles nos conteúdos, as marcas devem pensar na representatividade. Uma imagem pode fazer isso, mesmo que o foco da ação não seja apenas os idosos.

Incluir uma figura, uma pessoa ou um desenho que os represente, faz com que eles se sintam parte da marca. Sendo assim, é necessário pensar numa persona que contemple esse público.

 

2 – Ser direto e claro

As mesmas estratégias adotadas para outros públicos não funciona com as pessoas mais velhas. Eles preferem mensagens mais diretas, por isso, o ideal é que a pessoa reconheça o intuito da publicação em até 3 segundos.

A ação direta também é parte fundamental de textos e imagens, portanto, duplo sentido e gírias modernas podem ser inadequados.

Para textos, o ideal é publicá-los com letras maiores e fáceis de serem lidas. Além disso, as fontes precisam ser claras e recomenda-se a escaneabilidade para a leitura ser dinâmica.

Trata-se de um público que precisa entender a mensagem rapidamente, ou então eles mudam o foco para algo que consigam lidar melhor.

 

3 – Usabilidade

Apesar de cada vez mais estarem inseridos nos recursos digitais, por exemplo, quando precisam pesquisar por empresa de estrutura metálica, ainda sentem alguma dificuldade na hora de lidar com algum recurso.

Para encarar essa situação da melhor maneira, a marca deve optar por algo mais intuitivo. Além disso, é interessante o uso de banners simples, que ajudam na conversão.

As transições também devem possuir troca de informações simples e objetivas.

Em vista dessas estratégias, de maneira resumida, é necessário criar um caminho para que eles possam seguir sozinhos. Este é um público que almeja cada vez mais a independência.

 

4 – Ganhar confiança

As pessoas mais velhas, como consumidoras, costumam ser mais fiéis a uma marca quando esta atende às suas necessidades. Eles são mais cautelosos e pensam bem antes de mudar.

Por isso, é necessário ganhar sua confiança e mostrar que mudar é algo positivo. Por isso, uma boa estratégia é fazer com que o conteúdo seja focado nos benefícios que o produto ou serviço traz.

Por exemplo, uma empresa de sublimação precisa mostrar porque ela é mais vantajosa do que sua concorrente. Isso é mais do que apenas vender, é uma maneira de melhorar a vida desse tipo de consumidor.

Os conteúdos também devem focar em contar a história da marca, mostrar seus valores, sua missão, por meio de recursos simples, como o storytelling.

Também é interessante fazer o uso dos depoimentos de outras pessoas idosas que já compraram com a marca. 

Esse é um método muito eficaz para fazer com que a pessoa se identifique com o problema e entenda as soluções que a empresa tem.

 

Qual rede social usar?

A terceira idade é o grupo que mais cresce nas redes sociais, pois dessa forma conseguem conquistar mais independência. Além disso, é a melhor forma de se manterem conectados.

Isso ajuda a combater um problema que atinge muitos deles: a solidão. Mas enquanto usam as redes sociais para estar mais próximos das pessoas, eles também percebem que podem comprar os mais variados produtos e serviços, além de saber mais sobre eles.

Se precisam de confecção de uniformes, sabem que podem encontrar empresas que oferecem esse produto. Por isso, as marcas devem enxergar o Facebook como a principal rede social hoje para a terceira idade.

Só que isso não significa que eles não possam estar presentes em outras redes socias, pois têm usado, inclusive, o aplicativo de mensagens WhatsApp para se comunicarem.

Cabe às empresas identificarem onde está o seu público sênior, afinal, apesar de serem idosos e possuírem gostos em comum, eles mantêm sua individualidade.

 

Conclusão

O público jovem recebe atenção dos mais variados tipos de negócios, como uma loja de porcelanato

Mas estas empresas precisam estar atentas às pessoas com mais de 60 anos, uma vez que elas estão cada vez mais conectadas e consumindo mais.

Além disso, serão maioria em um futuro próximo. Portanto, para ter sucesso nos negócios, a dica é cultivar desde já o relacionamento com essas pessoas, para aproveitar as oportunidades que virão com a próxima geração sênior.  

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.