Apesar de ser um importante item para atender os clientes com qualidade e conseguir executar o projeto, é comum encontrar uma ou outra agência digital que erre na elaboração do briefing.
Quando um cliente é captado, é necessário realizar um briefing para ter uma base para seguir com todo o projeto de determinada empresa. Entretanto, nem todo mundo sabe como fazer.
Aprender a identificar os erros na elaboração de um briefing e corrigi-los é muito importante para não atrapalhar o trabalho e passar uma impressão ruim para os clientes. Para te ajudar com isso, citaremos aqui 5 erros comuns para evitar, garantindo a qualidade da produção das campanhas em sua agência.
O que é um briefing?
O briefing é um documento que reúne conjunto de informações ou dados passados durante reunião com o cliente, para que a agência possa desenvolver o trabalho, campanha ou projeto.
Serve como orientação aos profissionais sobre as expectativas e desejo do cliente, além de apresentar quais os maiores concorrentes, público-alvo e outros pontos importantes a serem considerados.
Esse documento precisa de uma atenção especial para evitar o máximo de erros possíveis, portanto, confira quais os erros mais comum e como evitá-los:
1- Não use modelos prontos
É extremamente importante fazer algo personalizado para cada projeto,uma vez que nem tudo que deu certo para um cliente, dará para outro.
Não é viável usar um briefing pronto, é necessário realmente ouvir o cliente e preencher todas as informações do zero.
Escutar e conhecer os objetivos e expectativas é a chave principal para realizar um briefing de sucesso.
2 – Não seja apenas um “escrivão”
Um escrivão é aquele que apenas digita o que acontece e é falado em um documento chamado de at. Para fazer o briefing, você não pode agir desse modo. É preciso ter um trabalho minucioso e com boas ideias.
É preciso realizar um estudo, pois ele deve ser feito com sabedoria e domínio do assunto.
O cliente precisará de ideias, opiniões de um profissional eficiente e atento no que faz. Além de escutar, é preciso conversar, analisar o que está sendo pedido e oferecer sugestões.
3 – Não leve para o lado pessoal
Dar opinião é de grande valia sempre, porém evite posicionamentos que envolvam gostos e desejos pessoais, tente ser o mais imparcial possível. Lembre-se que é o desejo do cliente é o que importa, já que o projeto será elaborado para ele.
4 – Não se prenda à contagem de palavras
Existe recomendações com quantidade de palavras que seriam adequadas para um briefing, porém você não deve se prender a isso.
Lembre-se apenas de que o documento não deve ser tão longo e cansativo, mas também não deve ser muito curto e superficial.
Produza algo relevante, objetivo, claro, com informações suficientes para o projeto.
5 – Não perca o foco
É comum se empolgar com um projeto, ainda mais quando é algo que o profissional se identifica.
No entanto, na produção de um briefing pode ocorrer perda de foco. Um cliente pode vir cheio de sonhos, planos e vontades, mas precisará de você profissionalmente e imparcial para discutir o que é possível ser feito de acordo com os meios disponibilizados no momento.
Como fazer um briefing perfeito para sua empresa?
Missão, visão e valores
Para fazer um briefing perfeito para sua empresa, o primeiro passo é definir quem é você, ou seja, missão visão e valores. Desse modo, o profissional responsável pela criação do Briefing entenderá o propósito da empresa e poderá fazer um projeto que represente a marca.
Referências
É importante pesquisar referências para planejar estratégias e ideias inovadoras para passar a mensagem que deseja sobre a empresa. Mas também é importante se lembrar de que pesquisar uma referência é totalmente diferente de realizar cópias.
É preciso conhecer os concorrentes para poder abordar de maneira diferente e inovadora o seu projeto.
Conhecendo as ofertas que já existem no mercado, você pode ter ideias criativas e assertivas.
Seja claro em sua mensagem
Uma dica simples, mas muito útil é que a base para um briefing de sucesso está na objetividade e clareza de sua mensagem.
É preciso fazer com que o intuito da empresa possa ser compreendido com facilidade. Pense no modo mais básico de descrever os negócios, objetivos e público-alvo.