As estratégias de comunicação de uma empresa podem envolver o uso de várias plataformas, como anúncios em veículos de comunicação, banners, outdoors e redes sociais. Com tantas possibilidades à disposição, você pode se perguntar por que criar um site para sua empresa.
É preciso entender que, enquanto peças publicitárias veiculadas em jornais, revistas e até televisão são feitas com o objetivo imediato de vender, um site tem muitas outras funcionalidades para seus clientes. Além de ser também uma forma de se comunicar, ele é quase um endereço online – para que você exista na internet, é preciso ter um site. E não se engane: as redes sociais não suprem essa necessidade.
Se procurar qualquer empresa de marketing digital, a orientação será sempre a mesma. Ter um site é fundamental para suas ações de marketing.
Nesse artigo, você vai entender de que forma uma página na internet pode te ajudar a se posicionar no mercado, ajudar seus clientes a saberem mais sobre você e conquistar novos consumidores. Abaixo, elencamos alguns motivos que te ajudam entender por que sua empresa precisa ter um site.
Contudo, já adiantamos que a criação de um site é um dos melhores investimentos que você vai fazer em termos de comunicação estratégica.
Seus clientes estão na internet
A cada dez pessoas que moram no Brasil, sete estão conectadas à internet. O dado consta em pesquisa realizada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação e divulgada em agosto. Isso equivale a dizer que 126,9 milhões de pessoas no país têm acesso à internet.
Ou seja, não importa se você é uma grande empresa, um e-commerce, uma loja de médio porte ou um comércio de bairro. Seus clientes estão na internet. Assim como é essencial ter um endereço e um telefone para ser encontrado por eles, é crucial que sua empresa também esteja na internet para quando seu cliente te procurar.
Uma das melhores formas de demarcar território nesse imenso oceano de dados que é a internet é investir na criação de um site. Essa é a melhor plataforma para reunir informações sobre a empresa, os produtos e serviços que você oferece.
Além disso, é por meio de um site que você vai mostrar aos clientes a sua reputação. Imagine que ele faça uma pesquisa sobre sua empresa na internet e não encontre informações suficientes. Onde fica a credibilidade de uma empresa que não está no Google?
Redes sociais
Se você acredita que para estar na internet basta ter uma página no Facebook, está muito enganado. As redes sociais são importantes para sua empresa, mas não podem ser sua única estratégia de contato com o público.
Em primeiro lugar, saiba que ao chamar seus clientes para suas redes sociais, você está criando audiência para outros sites – seja o Facebook, o Instagram ou Twitter. É inevitável que isso aconteça, mas para fazer frente a isso, crie seu próprio tráfego. Ofereça a seus clientes um espaço para que eles possam navegar.
Em uma analogia, as redes sociais seriam como as ruas e o site a sua própria casa. Onde você prefere recebê-los? Invista em um território próprio dentro da internet.
Identidade da sua marca
Uma das razões para criar um site é a possibilidade de criar uma identidade para sua marca. Esse é o lugar onde você pode mostrar que é mais do que uma empresa vendendo mercadorias. Em seu site, você consegue contar a história da criação da empresa, explicar sua missão e valores, contar quem faz parte da sua equipe e abrir-se para o diálogo com seus clientes.
Educar o mercado
Quando as pessoas têm uma dúvida, a primeira atitude é abrir o navegador de pesquisa. Se há um assunto que você quer saber mais, é para o Google que você pergunta. Nunca antes foi tão fácil ter acesso a informações e conteúdo sobre assuntos variados. As pessoas buscam a internet para se educar.
Dessa forma, quem quiser saber mais sobre o mercado que você atua, os tipos de produtos que você vende, ou mesmo tirar uma dúvida específica sobre determinado assunto que sua empresa tem conhecimento, vai procurar no Google. Existe nesse comportamento uma possibilidade de educar o mercado, produzindo conteúdo relevante para os assuntos que estão dentro do escopo da sua empresa.
Nesse momento, seu objetivo não é vender, e sim atender a uma demanda por informações. O que você ganha com isso? No mínimo, você consegue aumentar o fluxo de acessos do seu site. Contudo, estratégias de marketing de atração – o chamado Inbound Marketing – podem te ajudar a transformar esse visitante em um futuro cliente. Leia mais sobre essa estratégia abaixo, conhecendo as etapas da jornada de compras.
Jornada de compras
Além de ser praticamente um item tão básico quanto endereço ou número de telefone, ter um site também representa potencial de geração de novos clientes. Investir na criação de um site ou de um blog para sua empresa é ter em mãos uma poderosa ferramenta na jornada de compras.
É preciso entender que a internet mudou o comportamento do consumidor. Se antes quando precisava de um serviço ele buscava uma empresa nas páginas amarelas das listas telefônicas, hoje o cliente faz uma pesquisa no Google. Contudo, como você viu no tópico anterior, as pessoas usam a internet para tirar dúvidas e se informar. Basicamente, elas estão buscando resolver um problema, e em muitos casos a solução pode ser você.
A questão é que nem sempre o internauta sabe qual é o problema que ele enfrenta. Em um primeiro momento, ele precisa entender mais sobre o assunto que o preocupa – nessa fase, ele está em busca de conteúdos que expliquem sobre seu problema. Um conteúdo do seu site que seja relevante sobre aquele assunto pode leva-lo até sua página por meio de uma busca no Google.
Depois de descobrir que possui um problema, o internauta passa para a fase de consideração, buscando as possíveis soluções. Novamente, ele pode encontrar em seu site quais as possíveis formas de resolver uma questão. Lembre-se: você ainda está educando sua audiência, ela ainda não está pronta para comprar e precisa saber mais antes de decidir se você é a melhor solução.
Por fim, depois de descobrir qual é seu problema e pesquisar sobre as possíveis soluções para resolvê-lo, o internauta precisa escolher entre as diferentes opções. Se ele te acompanhou até esse momento na jornada de compras, é esse o momento de vender seu peixe. Entregue por meio de seu site conteúdos que o façam entender sobre seus produtos e serviços.
Espero que você tenha entendido porque é importante para sua empresa ter um site, e invista nessa ferramenta para buscar sucesso nos seus negócios.