Criar e desenvolver campanhas e estratégias de marketing pode ser mais difícil do que parece.

Afinal, quando nada garante que uma estratégia vai dar certo, tudo o que podemos fazer para ampliar as chances de sucesso é nos basear em dados e informações diversas, buscando sempre obter os melhores resultados.

Mas quando as ações são feitas em achismo ou em feelings, não é possível saber da eficácia da mesma. A estratégia pode até dar certo, mas não haverá nada que comprove seu sucesso em aplicações futuras.

E é justamente por isso que o drive marketing foi criado. Ele pode auxiliar os profissionais de marketing a obter as melhores informações e tendências, para transformar as suas decisões em revoluções para a própria empresa.

O data-driven marketing já se tornou muito popular no exterior, e no brasil, a sua presença já está impactando inúmeras empresas e mudando o modo como as mesmas observam uma estratégia.

Diversos setores, como comércios, escritórios de advocacia, indústrias de bomba centrífuga, entre outros, já começaram a utilizá-la para ter mais precisão e clareza sobre o seu negócio e o mercado.

E você, quer saber o que é e como funciona o data-driven marketing? Então neste post iremos te explicar todos os detalhes sobre o assunto. Continue nos acompanhando!

 

Mas o que é o data-driven marketing?

Data-driven marketing,  em sua tradução literal, significa “direcionado por dados”. De forma simples, o driven marketing se trata de uma estratégia de apoiar todas as decisões e ações em números e dados.

Essas ações têm relação com tudo dentro da empresa, seja na forma de abordagem com um cliente, no disparo de um e-mail, ou em uma campanha de anúncio.

Ou seja, são ações de marketing direcionadas por dados e informações relevantes. Dessa forma, o gestor conseguirá saber se uma ação realmente se mostra vantajosa, ou se as informações indicam que tal estratégia não é eficaz. É uma forma de se basear por meio de números e dados.

Imagine uma empresa de tratamento de água: com o data-driven marketing, ela poderá compreender quem, o quê , onde, quando e porquê dos seus esforços de marketing, e assim poderá ser capaz de tomar as melhores decisões.

 

E como o data-driven marketing funciona?

Agora que já entendemos sobre o conceito do data-driven marketing, veja abaixo como muitas empresas o utilizam para tomar decisões e criar estratégias:

Mensagens e conteúdo relevantes

Uma mensagem relevante é o atributo mais importante para uma campanha de marketing.

Em um mercado tão concorrido, é preciso personalizar seus conteúdos e comunicação de acordo com a sua persona e com os seus interesses.

Portanto, a estratégia de data-driven, por ser baseada em dados, contribui na separação do que é relevante para o seu público e o que não é. 

Ferramentas digitais, como o Google Analytics e de monitoramento de redes sociais podem te fornecer informações

 

Coleta

É claro que, para utilizar dados em sua estratégia, é necessário coletá-las. Por isso, a primeira etapa se consiste em coletar informações de diversas fontes. Uma das formas de coleta é por meio do Big Data Analytics.

 

Tratamento

Depois da coleta, é comum que os dados cheguem despadronizados e com inconsistências. Por isso, essa fase é conhecida como Data Cleaning, e se consiste em reconstruir os dados ausentes, remover duplicidades e tornar as informações mais aptas a serem utilizadas.

 

Armazenamento

Após a coleta e a higienização das informações, é necessários armazená-las em um local seguro. Algumas ferramentas como o Data Lake e o Data Warehouse são opções mais utilizadas para o processo.

 

Visualização

Por fim, a última etapa se baseia em organizar todos os dados e extrair o máximo de insights e ideias. É o momento de visualizar tendências, relações entre os dados e utilizar a criatividades para bolar novas estratégias consistentes.

Se você tem uma empresa de uniforme nr10, por exemplo, e quer realizar uma estratégia de marketing, é muito importante seguir todas as etapas, pois assim, as informações serão mais certeiras e você poderá avançar as suas estratégias para novos patamares!

 

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.