Quem está por dentro das técnicas de otimização de sites, o SEO, já sabe que backlinks são positivos para o ranqueamento. Os backlinks nada mais são do que ter seu site linkado por outros sites. Não à toa, a estratégia de linkbuilding é fortemente incentivada. Mas nem tudo é positivo em relação aos backlinks. Por isso, é necessário ficar de olho na qualidade dos sites que estão linkando para o seu domínio. Em caso de sites com má reputação, esses backlinks acabam se tornando links tóxicos para o seu site. Quer saber o que são eles e como resolver? Continue a leitura e confira.

 

Links tóxicos: o que é como funciona

Os backlinks tóxicos são links de sites que podem prejudicar o SEO do seu site. Nesse caso, isso acaba diminuindo o número de visitas e o ranqueamento, o que consequentemente resulta em menos leads e conversões.

Os links tóxicos podem ocorrer de forma orgânica, mas também podem ser oriundos de ações de linkbuilding realizadas anteriormente. Por isso, já fica o alerta: nunca utilize serviços de sites criados para fazer uma rede de links.

Normalmente, esse tipo de site tem uma péssima reputação diante do Google e vai acabar atrapalhando o trabalho de otimização ao invés de ajudar. E se não gerar problemas imediatos, com certeza, esses problemas aparecerão com o tempo.

 

De onde vêm os links tóxicos?

Pense que o backlink é como se uma pessoa estivesse indicando seu trabalho para o Google. Se essa pessoa tem uma boa reputação diante do Google, sua recomendação será positiva. Mas o que acontece quando alguém de má reputação faz uma indicação?

É justamente isso que ocorre com os backlinks tóxicos. Se um site de má reputação perante o Google coloca um link para o seu domínio, seu site acaba ficando “manchado” com essa indicação, que acaba se tornando negativa.

Além dos links tóxicos externos, você mesmo pode estar criando uma rede de backlinks tóxicos ao tentar potencializar os resultados de ranqueamento. Abaixo, confira alguns exemplos de backlinks tóxicos que podem estar no seu próprio site:

  • links para páginas feitas para produzir links internos e externos;
  • links com conteúdos irrelevantes e descontextualizados;
  • links para páginas que não estão indexadas ao Google;
  • links adicionados de forma descontextualizada nos comentários de uma página (como um spam);
  • links colocados em todas as páginas de um site:
  • o mesmo link inserido sempre em uma mesma palavra (por exemplo, repetir 100 vezes o mesmo link na palavra “marketing”);
  • links quebrados (páginas que já existiram, mas hoje não possuem mais conteúdos ou apresentam erro 404).

 

Como os backlinks tóxicos prejudicam seu site?

De modo geral, os backlinks tóxicos prejudicam todo o trabalho de otimização (SEO) do seu site, por exemplo:

 

Como identificar os links tóxicos?

Para identificar os links tóxicos é necessário fazer uma auditoria no site. Isso pode ser feito utilizando programas pagos, como a Backlink Audit da SEMrush, ou mesmo de forma gratuita no próprio Google Serach Console.

O Google Search Console oferece diversas ferramentas para que administradores de sites possam acompanhar o desempenho e identificar melhorias. Dentre elas, está a ferramenta para acompanhar quais sites estão linkando para o seu.

Então, o primeiro passo é criar uma conta do Google Search Console e associar o domínio do seu site a ela. Feito isso, você já pode conferir os links tóxicos seguindo esses passos:

  • Acessar: https://search.google.com/search-console/
  • Na aba da lateral esquerda, clicar em links
  • Clique em “mais” na seção de “Principais páginas vinculadas” e confira os sites com links para cada página do seu site.

Um ponto negativo do Google Search Console é que essa auditoria precisa ser feita de forma manual. Já a ferramenta do SEMrush faz isso de forma automática e você pode verificar se vale a pena pagar por ela experimentando o período de teste gratuito.

 

Como resolver os backlinks tóxicos?

Uma vez que você identificou os links tóxicos, o que fazer? Segundo o próprio Google, você deve, primeiro, identificar se é realmente necessário fazer alguma coisa. Isso porque o Google mesmo já consegue avaliar quais links são confiáveis.

Então, de modo geral, uma ação só é indicada se houver um número muito grande de links tóxicos. Normalmente, isso ocorre devido a uma estratégia equivocada de linkbuilding, quando você ou um profissional SEO utiliza sites para links pagos ou alguma ação que viola as diretrizes de qualidade do Google. Ainda assim, você pode primeiro tentar entrar em contato com o site que está com links para o seu e pedir que ele os remova.

Caso não consiga dessa forma, é necessário criar manualmente uma lista com os links que o Google deve rejeitar e enviar esse arquivo de texto na página de rejeição de links do Google. Para isso, você pode seguir o passo a passo do suporte do Google Search Console.

No entanto, o mais importante é ter o seu site em bom estado, criar conteúdos relevantes para o seu público e manter toda a parte técnica do site em dia. O Google prioriza que as ações em sites de terceiros não tenham um efeito negativo para outro site.

Assim, foque sempre na qualidade do seu próprio site e não tente criar atalhos para ranquear no Google. Isso dificilmente dará certo e provavelmente acabará prejudicando a sua marca.

Lembre-se que a otimização para os mecanismos de busca é uma estratégia que traz resultados a médio e longo prazo. Então, se você busca soluções mais rápidas, é melhor investir em anúncios pagos no Google Ads.

 

Conte com a experiência da  KBR TEC

Com a KBR TEC, você pode contar com soluções completas para a sua marca, com estratégias sob medida de marketing digital, como criação de conteúdo otimizado para blogs, e materiais para redes sociais e e-mail marketing, além do gerenciamento de anúncios pagos. Conte também com nossos serviços de suporte e desenvolvimentos de sites e softwares. É só nos enviar uma mensagem pelo WhatsApp ou preencher o formulário aqui no site.