Faça uma pesquisa sobre o segmento
Montar uma loja de semijoias pode parecer algo muito simples, principalmente para quem já teve algum negócio físico ou já trabalhou com vendas diretas.
Aparentemente, pode parecer que vender na internet é a mesma coisa, só que para mais pessoas.
Não cometa o engano de tomar isso como verdade absoluta.
Conhecer o segmento é muito importante para que você tenha sucesso no que pretende fazer e pra isso, realizar pesquisas é imprescindível.
Faça um estudo de viabilidade econômica
Procure descobrir estatísticas sobre o segmento de vendas de semijoias, saber quanto tempo leva para uma loja conseguir atingir seu breakeven (ponto em que o faturamento consegue pagar todas as despesas já realizadas).
É importante ter uma ideia de quanto você precisará investir para começar. Alguns números que precisam ser levantados:
- Preços de joias, bijuterias, prata e folheados no atacado;
- Preço de criação e manutenção mensal de loja virtual;
- Preço de criação e registro de marca e logotipo;
- Custo para abertura e manutenção de empresa;
- Impostos;
- Custos com publicidade e marketing;
E muitos outros.
Defina seu público alvo
Uma loja de semijoias pode atingir diversos públicos e a ideia de que o produto é universal e que poderá ser vendido para todos e todas é um dos maiores erros que um empreendedor pode cometer no início do negócio.
Você, primeiramente, precisa classificar seu público economicamente.
A Classe A dará preferência para joias ou semijoias com pedras preciosas ou semi-preciosas.
A Classe B também terá interesse em joias, mas consumirá muito mais joias de prata do que de ouro e também adquirá produtos folheados a ouro com qualidade alta, muitas vezes também procurando por pedras semi-preciosas.
A Classe C representará uma quantidade muito maior de buscas das joias de prata e semijoias, com uma porcentagem menor na busca de joias em ouro, o que não significa que não estão buscando qualidade e excelente atendimento.
As Classes D e E também procuram por bijuterias e não apenas por semijoias. Muitas vezes, o interesse é fazer uma compra com mais variedade de itens, o que ainda não seria uma compra no atacado e sim uma compra com maior custo x benefício, onde busca-se economizar no frete ou ainda, aproveitar alguma promoção específica.
Claro que essa seleção é uma indicação de perfil e não é absoluta.
Tanto a classe A adquire bijuterias quanto a classe E adquire joias e tudo dependa da ocasião, porém ao criar o perfil de uma loja, é preciso saber com qual público você irá trabalhar e quais são os produtos que ele mais procura.
Também será preciso definir se o público será feminino ou masculino.
Enquanto mulheres compram mais brincos e colares, homens preferem pulseiras e anéis.
Escapularios masculinos são peças muito vendidas, enquanto escapulários femininos recebem menos buscas.
Fazer essa pesquisa é essencial para definir se você pretende trabalhar com joias masculinas ou femininas.
Claro que o site pode atender os dois públicos, mas tendo um deles como principal, para que seja possível trabalhar com o público alvo da forma correta.
Pesquise fornecedores e concorrentes
Antes de iniciar uma loja de semijoias é necessário decidir onde você vai realizar seus pedidos e se fará isso em uma loja física ou em uma loja de folheados no atacado online.
Pesquisar os preços dos produtos e estudar a viabilidade do preço de venda é muito importante.
Uma forma de fazer isso é pesquisando os preços praticados pelos seus concorrentes e analisando se será possível trabalhar dentro da média.
Lembre-se que se a sua loja é nova, o preço pode ser um diferencial.
Crie e registre sua marca e logotipo
Um dos erros mais comuns praticados em todo o mercado é abrir uma loja e só depois de muito tempo tentar registrar a marca.
É nesse momento que muita gente descobre que isso será impossível.
Há muitas possibilidades da sua marca já ser registrada por outra pessoa e o resultado disso pode ser trágico.
Você pode precisar alterar o nome da sua loja depois de ter investido todas as suas economias na divulgação de uma marca que não poderá ser sua.
Para evitar isso, antes mesmo de começar o negócio, invista na criação de um logo e no registro da marca.
Formalize sua empresa
É possível trabalhar como pessoa física na internet, mas essa certamente não é a melhor escolha e não é legal.
Para fazer tudo dentro dos conformes, realize a abertura do seu CNPJ, mesmo que seja como Micro Empreendedor Individual.
Conforme suas vendas forem aumentando, você poderá abrir sua Micro Empresa, contratar mais funcionários e realizar novos investimentos.
Escolha uma plataforma para criar sua loja
Escolher uma plataforma para lançar uma loja virtual é uma das missões mais importantes e difíceis.
As possibilidades e ofertas são enormes, mas não guie-se apenas por preços na hora da sua decisão.
Embora existam várias plataformas que possibilitam que você crie uma loja virtual gratuitamente, muitas vezes as limitações impostas farão com que em pouquíssimo tempo você precisa criar uma outra loja ou contratar planos e versões bem mais caros para manter sua operação em funcionamento.
Utilize sites como o Reclame Aqui e comunidades do Facebook para obter informações sobre experiências de clientes de uma plataforma antes de começar a criação e faça isso com bastante paciência. Isso evitará problemas futuros.
Realizando esses passos com bastante seriedade e comprometimento, você estará a um passo de criar sua loja virtual de semijoias, com uma estrutura segura que permitirá que você alcance todos os seus objetivos.