O Cardápio Digital é um recurso vantajoso que já existe há alguns anos. No entanto, muitos restaurantes, bares e outros estabelecimentos do ramo alimentício não aderiram à tecnologia. Mas isso mudou de 2020 para cá, já que com a pandemia, as marcas tiveram que se adaptar rapidamente ao delivery com aplicativos conhecidos, como o Ifood e UberEats. Contudo, optar pelo Cardápio Digital como gerador de pedidos online é uma escolha muito mais econômica.

Entre as opções de cardápio online, podemos destacar os três mais conhecidos: Anota AI, Goomer e EatTake. E é sobre cada um deles que vamos falar neste texto, comparando os pontos fortes e fracos de cada um. Acompanhe e fique por dentro desse tipo de sistema de pedidos online que pode ajudar sua marca a economizar e ainda se aproximar dos clientes.

 

Cardápio Digital: o que é?

O Cardápio Digital é a evolução do menu impresso, disponível na mesa para os clientes. A principal dificuldade dos restaurantes com esse formato é a impossibilidade de alterá-lo. Por isso, é comum encontrarmos por aí cardápios “remendados”, com rasuras e fita adesiva para alterar preços e produtos. Aliás, não só com os cardápios de mesa, mas aqueles nas paredes também.

Com o formato de Cardápio Digital, o restaurante pode fazer qualquer alteração de forma prática. Além disso, a criação de um único Cardápio Digital pode ser replicado a diversos formatos, como:

  • Monitores (board menu);
  • Totens de autoatendimento;
  • Tablets;
  • Celulares.

Isso significa que o mesmo cardápio disponível no seu estabelecimento pode ser enviado — através de  link, aplicativo ou QR Code — aos clientes para que eles façam o pedido por delivery ou takeaway e até mesmo no salão do restaurante.

 

Como usar o “Cardápio Online Delivery”

Já ficou claro que o Cardápio Digital é um recurso atemporal e melhora a gestão de pedidos presenciais ou à distância. Mas atualmente, restaurantes e demais estabelecimentos do ramo precisam se adaptar para continuar faturando com seus salões fechados. E o Cardápio Digital é uma “mão na roda” nesse momento.

Primeiro, você escolhe a melhor plataforma para sua marca. Faz o cadastro dos seus produtos — com fotos, descrição e valores — e divulga esse cardápio em suas redes sociais, site, via WhatsApp, Telegram e outros meios de comunicação com seus clientes, inclusive aplicativos.

A usabilidade vai depender da plataforma escolhida. Algumas, otimizam o pedidos e possuem até Inteligência Artificial para atender os clientes online. A seguir, confira as três melhores plataformas para criar seu Cardápio Digital.

 

Cardápio Digital Goomer

A Goomer é uma opção para quem quer utilizar o Cardápio Digital no salão e delivery ou takeaway. Para pedidos à distância, eles oferecem o GoomerGo, uma ferramenta para realizar os pedidos via WhatsApp. E o melhor, conta com plano gratuito, além de mais duas opções pagas.

Nesse caso, o marketing do restaurante e a divulgação, bem como a comunicação com o cliente, ficam por conta da sua marca. Você pode enviar o link com o Cardápio Digital por WhatsApp, e-mail e deixar disponível nas redes sociais e site.

Outro ponto importante: a entrega dos produtos também fica a cargo do estabelecimento. Para economizar custos, uma boa opção é reforçar a retirada no local.

Além disso, também não conta com nenhum meio de pagamento integrado.

 

Cardápio Digital Anota AI

O grande diferencial dessa plataforma é a Inteligência Artificial. Inclusive, é daí que surge o nome: um trocadilho entre “aí” e a sigla em inglês “AI” para Inteligência Artificial. Por isso, ele é uma ferramenta completa para a automatização e o gerenciamento de pedidos online.

A Anota AI funciona em WhatsApp e Facebook Messenger com um chatbot, para receber os pedidos, e com sistema de pagamento integrado. Além disso, oferece a opção de criar: programa de fidelidade, cupom de desconto, pesquisa de satisfação entre outras opções para quem quiser incluir o Cardápio Digital no estabelecimento.

Segundo a plataforma, o valor é diferenciado para cada delivery. Para saber os custos, é necessário entrar em contato através do site.

 

Cardápio Digital EatTake

A plataforma EatTake também é um sistema para delivery e que oferece benefícios para sua utilização no estabelecimento. No caso de delivery, além do Cardápio Digital, é possível criar um aplicativo próprio para o estabelecimento com a identidade visual da marca. E conta com gerenciamento de pedidos para entrega ou retirada com taxa determinada pelo estabelecimento. Além disso, existem opções para:

  • enviar promoções para os clientes;
  • criar pesquisa de satisfação;
  • avaliação por pedido;
  • atendimento direto com o cliente através do WhatsApp;
  • criação de cupons de desconto;
  • relatórios de vendas;
  • sistema de pagamento integrado.

A EatTake oferece quatro opções de planos, entre eles, uma opção bastante econômica. Além da mensalidade, a plataforma cobra pelas transações de pagamentos. Mas, segundo divulgação, possuem o menor valor de mercado. Nesse sentido, a vantagem é que além do cartão de crédito e débito, também aceitam vouchers de refeição como forma de pagamento.

 

Conclusão

Tem opção de Cardápio Digital para todos os estabelecimentos e orçamentos. Mas todas as que citamos aqui apresentam maior economia em relação às taxas cobradas pelos aplicativos de delivery e esse é o maior benefício para a marca. Além disso, podemos ressaltar que a comunicação e o posicionamento da marca melhoram com um Cardápio Digital. E ainda é muito mais prático para os colaboradores criarem e editarem os cardápios, sejam fotos, valores, inclusão ou exclusão de itens.

O Cardápio Digital é um bom exemplo de que com a visão de profissionais da área, sempre é possível encontrar caminhos melhores para atender o que a sua marca precisa. Você já conhecia esse recurso? Enquanto a maioria gasta com taxas de aplicativo de delivery, você pode escolher uma opção mais vantajosa e redirecionar o investimento para a divulgação da sua marca, publicidade online e offline ou aproveitar o valor economizado para criar promoções para os seus clientes.

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