Muitas campanhas de sucesso começaram com um visual poderoso. No entanto, ao tentar criar uma identidade visual perfeita, pode ser fácil esquecer os outros elementos que contribuem para uma marca de sucesso.
O primeiro passo é saber que você precisa de uma marca visual forte. Isso levará inevitavelmente à pergunta: como você cria uma identidade de marca única? Procurar a ajuda de um web designer pode ser um meio para isso.
Ao tentar criar uma nova identidade visual para a sua marca, todo o processo de questionamento contribui para o seu desenvolvimento. Você precisa criar, ser único e o resultado final deve ajudar os clientes a identificar sua marca.
Por isso, confira 5 dicas para criar uma identidade visual incrível:
1 – Reflita o que está por dentro
Ótimos recursos visuais podem significar cores vivas, gráficos perfeitos ou uso inteligente de espaço em branco.
Existem algumas regras gerais que qualquer web designer pode seguir para melhorar o impacto. Por exemplo, um recurso impressionante geralmente é suficiente e uma fonte limpa e legível é essencial.
Obter contribuições criativas de profissionais ajudará você a ter uma aparência de marca que tenha algo a dizer. No entanto, os web designers ou a equipe criativa não podem concluir o processo sem você.
No coração da marca estão os produtos, serviços e valores da empresa. Embora você queira que qualquer representação visual seja atraente, ela também deve ser representativa e única.
Olhar para os concorrentes pode ser útil, mas o que funciona para eles pode não ser adequado para a marca.
Uma forte identidade visual comunica aos seus clientes os valores da empresa e a qualidade dos produtos. Seja inovação, conveniência, foco na comunidade ou cuidado ambiental, o design do logotipo e outros recursos visuais devem reforçar esses atributos.
Se você criar algo que parece bom, mas não é apoiado pelo modo como sua empresa opera, a marca não será saudável em termos de longevidade.
Uma marca visual atraente atrai clientes, assume os aspectos positivos de uma boa experiência do produto ou serviço e depois atua como um lembrete de uma empresa confiável.
2 – Seja ousado
O que vem à mente quando você pensa em uma marca forte?
Imagens memoráveis, um slogan cativante e uma campanha eficaz. Todos eles podem desempenhar um papel, e é aí que ser ousado compensa. No entanto, isso não precisa ser feito com cores neon, uma fonte com letras maiúsculas ou a última tendência.
Ser ousado diz respeito à aplicação da sua criatividade, assim como ao processo de web design. Ele volta ao ponto de ter substância por trás da sua marca.
A aplicação do visual pode contar a história da sua empresa e os problemas que você pode resolver para os clientes terão um impacto significativo. Isso significa assumir uma posição, ser ativo e visível e, em troca, você atrairá clientes que pensam da mesma forma.
Uma das maneiras mais significativas pelas quais você pode ser ousado com a identidade visual é se concentrar na transparência. Usando recursos visuais para mostrar o que sua empresa representa é muito mais poderoso do que informar os clientes sobre seus valores.
3 – Aplique o que você já sabe
Até agora, você tem dois ingredientes críticos para uma identidade visual forte. Uma abordagem criativa significativa é um item obrigatório e deve refletir seus negócios.
Um deles você pode adquirir e o outro pode vir da missão da sua empresa. Qualquer empresa que ainda não identificou e comunicou seus valores pode se beneficiar do exercício.
Há um terceiro elemento que pode ajudar uma empresa a construir uma marca e crescer como empresa: aplicando o que você sabe sobre seu público-alvo.
Toda comunicação com seus clientes, incluindo os visuais, deve ter seu público como foco. Manter seu público em mente significa pensar em como um produto ou serviço pode ajudá-lo.
A medição do sucesso da marca e do marketing também deve se basear no impacto que causa sobre esse público. Eles notaram você, aprenderam algo e depois conseguiram o que precisavam? Esse é o resultado de uma marca forte.
Existem várias maneiras de aplicar o que você já sabe, especialmente se você já está no negócio.
Você pode conversar com um web designer freelancer em São Paulo, sendo o melhor profissional para moldar a aparência da marca. Ele pode se basear no que seus clientes mais valorizam em seus serviços ou em uma área em que os clientes precisam de mais informações ou solução.
Outro fator vinculado à fase de design é onde os recursos visuais aparecerão. As empresas que pensarem onde o logotipo será mais usado e onde a maioria dos clientes interage com eles poderão criar uma marca visual apropriada. Isso o tornará mais confiável em termos de impacto.
4 – Seja útil
Agora que você pensou em como colocar sua marca na frente de seus clientes e como fazê-lo de forma ousada e transparente, é hora de se concentrar no significado.
Uma identidade visual forte significa ter todos os itens essenciais da marca no lugar. Mais uma vez, mais não é necessariamente melhor. Isso significa que adicionar seu logotipo a qualquer coisa e tudo não tornará sua identidade saudável.
Em vez disso, o foco precisa estar em como as pessoas se sentem. Uma marca forte tem profundidade. Isso significa que você faz backup das impressões das pessoas estando presente e se conectando nas redes sociais ou em outros canais apropriados.
Se houver reclamações, recursos úteis ou coisas que você possa resolver, ouça, destaque e faça alterações para que os clientes se sintam ouvidos. O conteúdo alinhado à sua marca precisa ser compartilhado.
Para incentivar seus clientes a fazer isso, é preciso fazer uma declaração clara com a qual as pessoas possam se identificar. Não importa se é atencioso, criativo, informativo ou de moderno, você impressionará os clientes e os ajudará a se expressar se eles compartilharem suas postagens.
5 – Saiba como usar a sua identidade visual
O objetivo final é criar uma identidade visual forte, mas esse não é o objetivo geral. Depois de seguir as dicas acima e conseguir tudo, você precisa voltar ao seu plano de negócios original.
É hora de conectar os pontos e entender como os visuais atraentes podem ajudar a aumentar as conversões e os números de vendas.
As empresas precisam aproveitar o poder de uma forte identidade visual. Alto reconhecimento do cliente, presença positiva online e bom relacionamento com os clientes podem ser usados para atingir metas maiores.
Eles devem ser identificados no início do processo junto do web designer e depois usados para tomar decisões. Se você sabe qual é seu objetivo, pode usá-lo para avaliar se sua identidade visual é confiável e competente.