Apostar em marketing digital para médicos é imprescindível para quem deseja estar à frente dos concorrentes.

Comunicar-se com o público, através da criação de conteúdos, como ocorre com o marketing de conteúdo, abre muitos caminhos para profissionais da área da saúde. É essencial a estratégia de marketing de conteúdo até por exemplo para um consultório de uma psicóloga em Santos.

Pensando nisso, resolvemos trazer um artigo fundamentando o porquê o marketing digital é crucial para que os médicos possam atrair mais pacientes.

Quer saber como destacar-se no seu mercado através do uso do marketing digital?

Então não deixe de acompanhar esse texto até o final!

 

Principais ferramentas de marketing digital

O primeiro tópico a ser explorado para saber mais a respeito do marketing digital para médicos é sobre quais as principais ferramentas a utilizar.

A seguir está uma lista com as mais importantes ferramentas de marketing digital:

  • Google Analytics: é uma ferramenta totalmente gratuita do Google que serve para analisar métricas e obter relatórios sobre o site ou blog
  • Ferramentas para e-mail marketing: por meio dessas ferramentas é possível criar campanhas de e-mail marketing bem estruturas e que tragam resultados positivos. Uma das mais famosas é o MailChimp
  • Ferramentas para SEO: você poderá otimizar seu site ou blog para que o mesmo alcance melhor ranqueamento nos mecanismos de buscas. Os especialistas costumam usar o ahrefs e o Ubersuggest.
  • Ferramentas para gestão de conteúdo: por meio delas é possível criar seu blog ou site na internet, tendo como principais no mercado a WordPress e o Wix
  • Marketing de conteúdo: em termos de criação de conteúdos para educar seu público-alvo e conduzi-lo através do funil de vendas, algumas das ferramentas indicadas são Rock Studio e Draft
  • Redes sociais: as redes sociais ou mídias sociais, tais como Instagram, Facebook e YouTube também são ferramentas essenciais para pôr em prática o marketing digital para médicos

 

Como conquistar a primeira página do Google

Outro ponto importante para os médicos que desejam usar o marketing digital para aumentar o número de pacientes é conquistar a primeira página do Google.

Ao ter seu site ou blog exibido na primeira página de resultados de um buscador tão importante, a quantidade de acessos ao site será enorme. Com isso, você terá mais relevância, pois mostrará autoridade, e terá mais pacientes.

Aqui vão algumas dicas de como conquistar a primeira página do Google com marketing digital para médicos:

  • Uso das palavras-chave: as palavras-chave estão entre as técnicas de SEO mais importantes e o uso delas fará toda a diferença para alcançar a 1ª página do Google. São necessários estudos e análises detalhadas para escolher os termos certos
  • Uso de linkbuilding: por meio dessa estratégia, outros sites relevantes fazem o direcionamento para suas páginas. Caso a autoridade deles seja boa, você recebera mais uma ajuda para alcançar a primeira página do Google
  • Uso do marketing de conteúdo: criar conteúdos únicos, originais e relevantes é essencial para o Google, então usar o marketing de conteúdo fará toda a diferença para seu blog estar na 1ª página
  • URL bem otimizada: a URL é um dos fatores que muitos não dão muita atenção, mas que faz toda a diferença no ranqueamento do Google. Precisa estar de acordo com o assunto do texto para o qual direciona e amigável. Ex: kbrtec.com.br/marketing-de-conteúdo ou invés de www.kbrtec.com.br/post-9862

 

Tráfego Orgânico x Pago – Qual escolher

Antes de compreender qual dos dois tipos de tráfego escolher para alcançar os resultados esperados com o marketing digital para médicos, é preciso entender o que cada um significa.

O tráfego orgânico é aquele em que você consegue direcionar os visitantes para seu site sem realizar investimentos diretos. Ou seja, os usuários chegam até sua página por meio da pesquisa no Google.

Estratégias como o marketing de conteúdo e aplicação de técnicas de SEO são essenciais para você gerar tráfego orgânico.

O tráfego pago também deve fazer parte da estratégia de marketing digital para médicos. Por isso, é muito comum o uso de Google Ads e o Facebooks Ads.

Nessas plataformas, você investe dinheiro de forma direta para impulsionar suas publicações, colocando-as na primeira página do Google ou exibindo-as nas redes sociais (Facebook e Instagram) para o público escolhido, dentro do orçamento escolhido.

Se você se perguntando qual das duas é melhor, a resposta é óbvia: as duas são igualmente importantes.

Contar com os dois tipos de tráfego te ajuda a alcançar um maior número de visitantes em menor tempo, aumentando assim as suas conversões e o aumento o número de clientes.

 

Redes Sociais ou Blog – Qual melhor alternativa

Usar redes sociais ou blog? Qual a melhor opção para uma estratégia de marketing digital para médicos?

Mesmo com a popularidade crescente das redes sociais, o blog ainda é uma ferramenta crucial para quem deseja atrair mais clientes com marketing digital.

Um espaço online que tenha conteúdos bem escritos e de qualidade ajuda a construir e fortalecer a presença digital de qualquer profissional.

Por meio de um blog, você atrairá visitantes que buscam a solução para os problemas que possuem. Uma vez que se identificam com a dor apresentada por você em um dos artigos, passam a estar mais suscetíveis ao agendamento de consulta.

Aliás, isso vem sendo adotado não somente pelos profissionais de saúde, mas para todas as áreas de negócios do setor de saúde, como laboratórios farmacêuticos, planos de saúde, planos odontológicos e muitos outros.

Isso faz com que criar um blog, atualmente, seja um ponto chave dentro de uma estratégia de marketing digital para médicos.

 

Como o marketing de conteúdo vai te ajudar a trazer mais clientes

Ao criar conteúdos originais e relevantes para sua audiência, você conseguirá atrair aqueles que possuem um problema em comum, ou seja, que fazem parte do seu público-alvo.

O marketing de conteúdo permite que você crie materiais (seja em texto, vídeo ou infográfico) que atraiam e ajudem a permanecer no blog, te posicionando como referência dentro da sua área de atuação.

Por meio dos conteúdos, será possível educar possíveis pacientes e conduzi-los ao longo de todo o funil de vendas, desde a percepção de que possuem um problema até a solução (agendamento de consulta).

 

Conclusão

O marketing digital para médicos é crucial para o profissional quer aumentar o número de pacientes.

Neste texto, mostramos a você como o marketing digital, em especial o marketing de conteúdo, pode proporcionar um crescimento da sua presença online e maior atração de clientes.

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Gostou do artigo de hoje sobre como o marketing digital para médicos pode ajudar a aumentar o número de pacientes?

Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, escreva-a abaixo nos comentários para que eu possa ajudá-lo.