Google alerts é uma ferramenta super simples de utilizar e gratuita, mas os benefícios para seu negócio são imensuráveis. Saiba tudo sobre ele.

 Em nosso cotidiano, toda marca ou negócio, precisa monitorar constantemente o que falam sobre ela no mercado, na internet e nos sites em geral. Mas algumas ferramentas no mercado que fazem esse papel, nem sempre tem um preço acessível e estão disponíveis para pequenas empresas. O que pouca gente sabe é que existe uma ferramenta bem interessante e gratuita, criada pelo google, chamada google alerts, que pode ajudar muito nesse trabalho. Acompanhe a seguir e explicaremos melhor.

 

Google Alerts- do que se trata?

Criada em 2003 a partir de uma ideia do engenheiro do Google, Naga Kataru, ela faz parte do grupo de  ferramentas do Google  é um serviço que monitora e detecta novos conteúdos indexados pelo Google — como páginas da web, notícias, artigos, posts de blog etc. — notificando usuários cadastrados por email. Você pode acessar a ferramenta tanto no computador quanto no seu celular.

Embora já existam ferramentas mais avançadas atualmente, como Moz e SEMrush, o Google Alerts continua sendo uma opção gratuita e fácil de usar para quem quer saber as novidades sobre determinado assunto, ou quando sua marca foi citada na internet.

 

 

Entendendo sua utilidade

A empresa não divulga números oficiais, mas acredita-se que em 2016, só para se ter uma ideia, o número de páginas indexadas pelo Google era de mais de 30 bilhões. Totalmente impossível sua equipe ou você ficar monitorando tudo para saber se sua empresa foi citada em alguma notícia ou artigo não? é por isso que o google alerts é tão útil. a seguir, algumas dicas de como ele pode contribuir para o crescimento do seu negócio.

 

Como utilizar a ferramenta?

É tudo muito simples e intuitivo.basta acessar ao site https://www.google.com/alerts

Em seguida, digite a palavra chave que quer monitorar, seja o nome da sua marca ou algo do mercado, como dólar por exemplo.Sempre que alguma notícia, blog post, estudo científico ou outros tipos de conteúdo forem publicados na internet, você vai receber um email de notificação.

Você tem a opção de escolher a frequência dos alertas e como irá receber.

 

Utilizando o Google Alerts a favor do seu negócio

São várias formas de aproveitar a ferramenta e fazer com que ela impulsione seu negócio. acompanhe a seguir:

  •  Monitore seu negócio – com o alerts você ficará sabendo tudo que andam falando nos sites sobre sua empresa e pode antecipar o surgimento de crises, agindo rápido caso estejam falando mal ou relatando problemas. E se estiverem falando bem, pode colocar essas notícias em suas redes sociais para seu público.
  • Monitore seus  concorrentes – a ferramenta permite criar criar alertas com nome das empresas concorrentes, para saber o que anda fazendo, seus lançamentos no mercado e o que anda saindo sobre eles na mídia. Com isso você acompanha de perto seus passos e pode se preparar para mudanças em seu mercado.
  • Acompanhar o mercado – falando em mercado, você pode acompanhar tudo que está ocorrendo em sua área de negócios. O dólar anda subindo? O pétroleo e os combustíveis subiram? O google vai mudar a forma de cobrar pelos anúncios? Determinado país barrou a importação de produtos do Brasil? Monitore tudo que tiver a ver com seu mercado e fique por dentro das mudanças, monitorando riscos e oportunidades.
  • Idéias para conteúdo – se a sua empresa possui um blog, o google alerts pode ser uma excelente fonte de idéias para novos artigos. É possível monitorar determinados assuntos que tem a ver com seu negócio e abordar novidades sobre eles, publicando artigos sobre esses temas antes dos concorrentes. O que irá passar uma imagem de empresa antenada com as novidades e inovadora no mercado..

Conforme se pode ver, as possibilidades são imensas.

 

Conclusão

Bom caros leitores, esperamos que nosso artigo tenha sido útil e que consiga com sucesso utilizar o google alerts em sua estratégia de marketing.

Já conhecia essa ferramenta? Conte para nós! Sugestões de novos artigos podem deixar nos comentários.