O Google Ads é uma ferramenta poderosa para impulsionar a visibilidade do seu negócio, mas maximizar seus resultados requer estratégia e conhecimento. Para empreendedores e profissionais autônomos que desejam aproveitar o Google Ads por conta própria, aqui estão algumas dicas valiosas, além de um lembrete sobre a importância de contar com profissionais experientes quando necessário.

 

Conheça o seu público-alvo

Antes de criar campanhas, compreenda quem é o seu público. Pode parecer repetitivo encontrar esse tópico em qualquer dica relacionada ao marketing, mas isso só mostra como esse é um passo fundamental em qualquer estratégia. Afinal, conhecer quem está do outro lado é crucial para uma comunicação assertiva.

Assim, com base no conhecimento que você tem do seu público-alvo, aperfeiçoe sua segmentação para garantir que seus anúncios sejam exibidos para aqueles mais propensos a se tornarem clientes.

 

Utilize palavras-chave relevantes

Escolha palavras-chave que correspondam aos termos que seu público-alvo realmente pesquisa. Faça uma pesquisa profunda para identificar as palavras-chave mais relevantes para o seu negócio.

Esse é um dos passos mais importantes quando o assunto é Google Ads. Dicas, você pode seguir todas, mas se escolher as palavras-chave erradas, dificilmente obterá bons resultados.

 

Escreva anúncios atraentes

Crie anúncios que se destaquem. Utilize títulos chamativos, descrições claras e chamadas à ação persuasivas. Teste diferentes variações para identificar o que ressoa melhor.

Mas lembre-se de utilizar a palavra-chave para que haja uma identificação rápida do usuário com o anúncio.

 

Aproveite as extensões de anúncio

Maximize o espaço disponível nos resultados de pesquisa utilizando extensões. Adicione informações extras, como números de telefone, links de site e avaliações, para aumentar a visibilidade e credibilidade.

 

Use segmentação por local

Use as opções de local avançadas durante e depois da criação das campanhas para conseguir a segmentação por local ideal e aprimorar o desempenho delas.

Essa configuração é particularmente importante para marcas que atuam presencialmente, seja com venda de produtos ou oferecendo algum serviço, como restaurantes e clínicas, por exemplo.

 

Otimize para dispositivos móveis

É impossível ignorar o aumento do uso de dispositivos móveis, por isso, certifique-se de que seus anúncios estejam otimizados para exibição em smartphones e tablets.

 

Estabeleça metas claras

Defina metas específicas para suas campanhas. Seja aumentar as vendas, gerar leads ou promover o reconhecimento da marca. As metas orientarão suas estratégias e avaliações dos resultados. Além disso, é importante ter uma meta clara para escolher o CTA ideal, garantindo que o usuário conclua a ação esperada.

Por exemplo, se você quer que mais pessoas baixem um e-book no seu site, não tem por que incluir um link para contato. Isso confunde o usuário, dispersa os resultados e faz com que a mensuração fique invalidada.

 

Monitore e ajuste regularmente

Acompanhe o desempenho de suas campanhas regularmente. Analise métricas como CTR, conversões e ROI. Faça ajustes com base nos dados para otimizar continuamente seus anúncios.

É importante saber que não basta fazer uma campanha e só voltar a olhar para ela no final. Principalmente no início, é importante acompanhar o que está dando certo e o que precisa de ajuste.

Saiba mais sobre as principais métricas:

  • CTR (Taxa de cliques): ajuda a descobrir o número de cliques que o seu anúncio, grupo de anúncios ou campanha recebeu durante determinado período. Essa métrica é importante para identificar se o anúncio é relevante para o seu público-alvo, considerando a palavra-chave escolhida.
  • CPC (custo por clique): esse é valor que você paga para cada clique feito no anúncio. No Google Ads, esse valor varia conforme o grau de concorrência da palavra-chave escolhida (quanto mais concorrência, mais cara) e com o índice de qualidade. Por isso, o CPC calculado será sempre uma média, não um valor determinado. De todo modo, esse passo é importante para saber quantos cliques a campanha pode receber diariamente sem sair do orçamento.
  • Custo/Conversão (CPA): essa métrica indica quanto você está pagando para cada conversão feita no anúncio. Lembre-se que “conversão” é o que você definiu dentro da estratégia de marketing para o grupo de anúncio. Ou seja, uma venda, uma ligação, ou mesmo baixar algum material, como citamos de exemplo.
  • Taxa de conversão: aqui, você identifica a frequência em que uma ação realizada no seu anúncio vira, de fato, uma conversão.

 

Use remarketing com inteligência

Aproveite o remarketing para direcionar usuários que interagiram com seu site. Isso mantém sua marca na mente deles e pode incentivá-los a retornar.

Remarketing nada mais é que engajar o público que já interagiu com sua marca, com o objetivo de incentivá-lo a realizar uma ação relacionada à conversão.

 

Teste e aprenda constantemente

O Google Ads é dinâmico. Por isso, você deve realizar testes A/B regularmente para descobrir quais estratégias e elementos criativos funcionam melhor para o seu público.

 

Saiba quando pedir ajuda profissional

Embora muitos empreendedores e profissionais liberais possam gerenciar campanhas do Google Ads por conta própria, há momentos em que a experiência de um profissional pode fazer a diferença. Além disso, lembre-se que é necessário investir tempo de estudo e mais tempo gerenciando as campanhas. Você tem esse tempo disponível?

Assim, considere a ajuda de especialistas para estratégias mais avançadas ou ajustes técnicos.

 

Google Ads: dicas para identificar um bom profissional

Ao seguir essas dicas sobre o Google Ads, é possível criar campanhas eficazes na plataforma. No entanto, estar aberto à assistência profissional quando necessário é uma estratégia inteligente. Profissionais experientes podem oferecer visões valiosas e garantir que você esteja aproveitando ao máximo essa ferramenta, otimizando seu orçamento de marketing.

Encontrar um profissional competente para gerenciar suas campanhas no Google Ads pode ser o passo decisivo para o sucesso dessa estratégia. Um bom profissional possui conhecimento sobre o Google Ads, com experiência prática em campanhas bem-sucedidas, além de se manter atualizado com as constantes mudanças na plataforma. Outro ponto é esses profissionais têm a capacidade de analisar dados, ajustar estratégias com base em métricas e comunicar claramente o desempenho da campanha

A KBR TEC tem especialistas nessa área, por isso, você pode contar com o nosso serviço de gerenciamento de tráfego pago. Entre em contato pelo WhatsApp ou aqui no site e conheça soluções personalizadas para a sua marca.