O início de um novo ano é o momento perfeito para começar novos hábitos e iniciar novos projetos. Isso é comum na vida pessoal e, sem dúvida, na vida de empresas e marcas também. Dentre diversos aspectos que podem ser melhorados, investir em Marketing Digital é o caminho certo para empresas que querem melhorar seus resultados, aumentando o número de vendas e fidelizando clientes. Então, se você está com esse pensamento de mudança e busca estratégias de marketing digital para começar este novo ano com o pé direito, chegou no lugar certo! Continue a leitura e confira as dicas que separamos.
Estratégias de marketing digital: o que saber antes de começar
Ainda que sua marca não seja nova no mercado, muitas vezes você ainda não definiu os primeiros passos necessários para investir no marketing digital. Por exemplo, definir um nicho de mercado, bem como o público-alvo. Essa definição é importante para alinhar a comunicação da forma mais direta possível. Afinal, a comunicação é a base de qualquer estratégia d emarketing digital.
Definir um nicho
É importante definir um nicho para tornar a comunicação de vendas mais eficiente e, assim, potencializar os resultados. Isso porque nenhuma empresa consegue atender todo mundo ao mesmo tempo, uma vez que as pessoas têm interesses diferentes.
Então, definindo um nicho, também se reduz o número de pessoas que precisa ser atingida, tornando a comunicação mais específica. Assim, aumenta-se o número de conversões, ou seja, de vendas.
Definir público-alvo
Definir o nicho de mercado está também relacionado a delimitar um público-alvo. Uma vez que você define “o lugar da sua empresa no mundo”, você pode também definir para quem quer vender.
Muitos empreendedores acreditam que esse processo funciona de forma inversa, mas a verdade é que é a marca quem escolhe os seus clientes e, desse modo, direciona sua comunicação a eles.
Esperar que os clientes se filtrem por si só é um erro, pois sua comunicação acaba sendo genérica. E, no marketing, quem fala com todo mundo, acaba não falando com ninguém. Esse é o primeiro passo para quem deseja criar uma persona e tornar a comunicação da marca ainda mais direta e assertiva.
Estratégias de marketing digital para começar com o pé direito
Agora que você já definiu um nicho de mercado e público-alvo, é possível investir em estratégias de marketing digital que conversem diretamente com as pessoas certas. No entanto, é importante saber que quando o assunto é estratégias de marketing digital, não existe resposta certa. É importante saber quais as opções disponíveis no mercado e definir um plano de ação pertinente à empresa. Essa é uma tarefa que profissionais da área podem desenvolver muito bem, porque unem conhecimento e experiência.
1 – SEO
O SEO é a otimização do seu site para torná-lo amigável aos mecanismos de busca, como o Google, a principal plataforma de buscas atualmente. O SEO exige conhecimento técnico que deve ser aplicado tanto no desenvolvimento do site, a parte que não está visível aos usuários, bem como na parte do conteúdo — os textos e as imagens usadas para informar.
A melhor opção é criar um site do zero já pensando em SEO. No entanto, se a sua empresa já tiver um site, é possível contar com uma consultoria SEO. Desse modo, o profissional fará uma avaliação para identificar os pontos fracos do SEO, sugerindo atualizações e novas implementações.
O SEO é uma das estratégias do tráfego orgânico. Ou seja, uma estratégia com resultado a médio e longo prazo que atrai usuários sem investir em anúncios. Esse é um dos principais passos para um site ranquear na primeira página do Google.
2 – Marketing de Conteúdo
O Marketing de Conteúdo é mais uma importante estratégia de Marketing Digital. Ela pode ser aplicada tanto no site da empresa — para complementar a estratégia de SEO para alcançar a primeira página do Google — quanto nas redes sociais para atrair e reter seguidores.
O Marketing de Conteúdo se baseia em criar artigos otimizados para o blog da empresa, bem como planejar publicações para as redes sociais. Desse modo, é mais uma ferramenta importante para melhorar o tráfego orgânico. Além disso, também é usado como estratégia de branding, ou seja, para melhorar o conceito da marca diante do seu público-alvo.
3 – Tráfego pago
Quando o objetivo é resultado a curto prazo, a estratégia deve ser tráfego pago. É possível investir no Google Ads para patrocinar anúncios na rede de busca, aplicativos, YouTube e grandes portais de notícias e entretenimento.
Além disso, investir no Facebook Ads para patrocinar publicações no Facebook e Instagram, bem como no LinkedIn Ads para alcançar usuários dessa rede. Na hora de escolher entre Facebook e LinkedIn Ads, é necessário entender os objetivos da marca e conhecer o público-alvo dessas redes sociais.
4 – E-mail marketing
Mais uma ferramenta que traz bons resultados é o e-mail marketing. Além de contar com diversas modalidades de envio, essa é uma das estratégias que oferece maior retorno sobre investimento.
Muitas empresas acabam focando apenas nas redes sociais e esquecem que existem formas mais diretas de se manter em contato com seus clientes sem depender de algoritmos, como é o caso do e-mail marketing.
5 – Planos de fidelização
Mais um erro comum é investir todo o orçamento do marketing digital em atrair novos clientes quando existem formas de fidelizar clientes antigos. Além da importância de se criar um público fiel à marca, a fidelização é importante, pois é uma estratégia muito mais barata. Ou seja, investe-se menos e vende-se mais, pois esse público já conhece e gosta da marca.
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